sábado, 6 de junho de 2009

DESASTRES FAZEM PARTE DA VIDA...

Principais acidentes com aviões da Airbus desde 1990Redação Central, 1º jun (EFE).- Desde 1990, foram registrados pelo menos 19 acidentes graves com aviões da Airbus no mundo, mas, até agora, nenhum deles envolveu o modelo A330, cuja versão A330-200 era a usada no voo entre Rio de Janeiro e Paris que desapareceu na madrugada de hoje.Os dois últimos acidentes com aeronaves da fabricante ocorreram em 2008.- 14 de fevereiro de 1990.- A queda de um A320 da Indian Airlines no momento de sua aterrissagem no aeroporto de Bangalore, no sul da Índia, mata 90 pessoas. A hipótese de sabotagem do voo foi considerada.- 20 de janeiro de 1992.- Um A320 da companhia francesa Air Inter, com 96 ocupantes, que voava entre as cidades de Lyon e Estrasburgo (França), mata 87 pessoas após cair durante o percurso.- 31 de julho de 1992.- Morrem os 113 ocupantes de um A310-300 da companhia tailandesa Thai Airways, que se chocou contra a cordilheira do Himalaia.- 28 de setembro de 1992.- Um avião A300 da companhia Pakistan International Airlines cai durante as manobras de aproximação ao aeroporto de Katmandu, capital do Nepal. As 167 pessoas a bordo morrem.- 22 de março de 1994.- Morrem os 75 ocupantes de um A310 da russa Aeroflot em uma região montanhosa da Sibéria, num voo que seguia rumo a Hong Kong. As investigações mostraram que o filho do piloto, de 15 anos, assumiu os controles da aeronave e desligou o sistema de piloto automático.- 26 de abril de 1994.- A queda de um A300-600R da companhia taiuanesa China Airlines mata 264 pessoas ao cair no aeroporto de Nagóia (Japão).- 31 de março de 1995.- Morrem os 60 ocupantes de um A310 da companhia romena Tarom que caiu ao norte de Bucareste, capital da Romênia, pouco após sua decolagem, em meio a uma tempestade de neve.- 26 de setembro de 1997.- Um A300 da companhia Garuda Indonesia cai perto da cidade indonésia de Medan, no noroeste da ilha de Sumatra, e deixa causa 234 mortos.- 16 de fevereiro de 1998.- A queda de um A300-600 da China Airlines perto do aeroporto de Taipé mata 202 pessoas, sendo quatro delas em terra.- 11 de dezembro de 1998.- Um A310 da companhia Thai Airways International cai na Tailândia e mata 101 dos 146 ocupantes da aeronave.- 31 de janeiro de 2000.- Morrem 169 pessoas devido à queda de um A310 da Kenya Airways após decolar de Abidjan, na Costa do Marfim. Dez pessoas sobrevivem.- 23 de agosto de 2000.- Um A320 da Gulfair, que voava entre Cairo e Manama, cai no litoral do Barein e deixa 143 mortos.- 12 de novembro de 2001.- A queda de um A300 da American Airlines no distrito de Queens, em Nova York, mata 255 pessoas. A aeronave caiu pouco depois de decolar da cidade americana rumo a Santo Domingo, capital da República Dominicana.- 3 de maio de 2006.- Um A320 da companhia armênia Armavia cai no Mar Negro e deixa 113 mortos quando rumava para a cidade russa de Sochi.- 9 de julho de 2006.- Pelo menos 150 pessoas morrem devido ao choque de um A310 com 200 passageiros a bordo contra um edifício durante a manobra de aterrissagem no aeroporto da cidade russa de Irkutsk.- 17 de julho de 2007.- Um A320 da TAM tem problemas na aterrissagem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e se choca contra um edifício da TAM Express, matando 199 pessoas, sendo 187 ocupantes do avião.- 30 de maio de 2008.- Um A320 da companhia aérea salvadorenha TACA se parte em três ao tentar aterrissar em Tegucigalpa, capital de Honduras, deixando quatro mortos e cerca de 60 feridos.- 10 de junho de 2008.- Um incêndio durante o pouso de um A310 da Sudan Airways no aeroporto de Cartum mata 30 pessoas e deixa seis desaparecidos. O avião transportava 204 passageiros.- 1º de junho de 2009.- Um A330-200 da Air France, com 228 pessoas a bordo, desaparece dos radares durante o percurso entre Rio de Janeiro e Paris.
( Meu Comentário ) - Somente quem trabalhou em aviação durante anos, consegue enxergar aspectos outros, em acidentes como este que ora ocorreu com o Airbus A330-200 da Air France.
Os mais antigos no ramo, certamente se lembrarão de fatos graves já ocorridos e que traçam ao longo do tempo, o perfil trágico-sintomático sobre alguns tipos de aeronaves que ficaram tristemente famosas. Quem não se lembra dos antigos aviões que, num passado não muito distante, faziam a ponte aérea Rio-São Paulo ( Viscount e Samurai ) e dos muitos acidentes que estes proporcionaram. Outras aeronaves como os Comet-4 e os Caravelles da antiga Cruzeiro do Sul, também apresentaram inúmeros problemas com trágicas consequências. Mais recentemente outra aeronave responsável por um expressivo número de acidentes em todo mundo, foi o Focker-100. Enfim, muitos acidentes aconteceram em face de projetos mal concebidos no nascedouro e suas conseqüências negligenciadas em nome da ganância desmedida pelo faturamento a qualquer preço.Contestada por muita gente, surge agora uma nova geração de aeronaves, cujo projeto vislumbra, de forma discutível e perigosa, o avião totalmente computadorizado. Quero crer que, certamente após tantos acidentes, toda a linha de aeronaves Air Bus, especialmente o A-380, deverão passar por uma profunda revisão em seus cálculos estruturais e também no que tange a sua operacionalidade, com vistas a correção dos problemas que fatalmente serão encontrados. Assim como os nossos computadores domésticos estão sempre suscetíveis aos mais diversos defeitos, vírus e uma série imensa de interferências externas, talvez ainda seja muito cedo para deixar que a máquina domine o homem e não lhe dê qualquer alternativa de usar seus próprios recursos manuais e a sua própria inteligência, utilizando o bom e velho manche em vez de um pequeno joystich.
Esta é a minha opinião, respeitando entretanto, outras que venham a surgir em sentido contrário.
Um abraço -
Braga(Internauta/Leitor)//.
CPI-BRASIL(Comenta):E-mail recebido pela redação.

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