quarta-feira, 27 de maio de 2009

ARMAÇÕES,MARACUTAIAS ETC & TAL.

2. Oposição ameaça parar votações por causa da CPI da Petrobras A preocupação do governo com o risco de “contaminação” política da taxação da poupança não é de todo exagerada. Basta ver a quantas anda o clima entre a oposição e a base aliada por conta da CPI da Petrobras. A bancada governista do Senado fez valer seu poder e abocanhou os dois cargos-chave da comissão: a presidência, que deve ficar com um parlamentar petista, e a relatoria, destinada provavelmente a um quadro do PMDB. A resposta da oposição não tardou, informa o Estadão. O DEM e o PSDB resolveram ontem entrar em obstrução para impedir a votação de propostas importantes, como a Medida Provisória que cria o Fundo Soberano e a que autoriza a União a emprestar R$ 100 bilhões ao BNDES – ambas perdem a validade na segunda-feira. A disputa continua nesta quarta-feira, com a indefinição de quais senadores vão compor a comissão – até o início da manhã, só o PDT havia escolhido seu representante.
3. Lula, futuro presidente da Petrobras?Por uma falha técnica, os jornalistas que aguardavam a entrevista coletiva que seria dada pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez, em Salvador, puderam escutar o áudio do encontro reservado entre os dois e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Chávez se queixou do fracasso no acordo estratégico entre a Petrobras e a PDVSA (estatal petrolífera venezuelana), que ainda não investiu um centavo na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, mas ainda assim quer ter o direito de vender o óleo importado no Brasil – exclusividade da companhia brasileira. “Lamentável não sermos capazes de fazer um acordo. Confesso que estou frustrado. A culpa é dos dois governos”, disse Chávez. Mas a frase mais curiosa coube a Lula, tentando descontrair o ambiente depois de Gabrielli pedir mais 90 dias para resolver as pendências da refinaria binacional, como relata o Correio Braziliense (para cadastrados). “Se eu conseguir eleger a Dilma (Rousseff, ministra da Casa Civil), eu já disse para o Gabrielli,
eu vou ser o presidente da Petrobras e você, Gabrielli, vai ser meu assessor, e o acordo (com a Venezuela) vai sair”. Seria só uma brincadeira mesmo? Dada a veneração de Lula pela Petrobras, fica aquela indagação no ar.
4. PMDB quer PT fora da disputa eleitoral em ao menos 10 Estados. O tão cobiçado apoio do PMDB à candidatura de Dilma Rousseff vai custar bem caro para o PT, pelo menos politicamente. Uma reportagem do Globo (íntegra para assinantes) diz que os peemedebistas vão entregar a Lula uma lista de reivindicações que inclui “limpar” o caminho do partido em Estados onde há conflitos entre as duas legendas, uma situação que se observa em pelo menos 10 corridas eleitorais estaduais. O pedido do PMDB é claro:
o PT deve sacrificar suas candidaturas, caso sejam inconvenientes para o principal aliado – caso de Minas Gerais, em que o ministro peemedebista Helio Costa é favorito para ser o próximo governador, e o PT hesita entre Fernando Pimentel e Patrus Ananias. “No Planalto, a pressão do PMDB não foi bem recebida, mas a ordem é não enfrentar o aliado e tentar empurrar as definições com a barriga até 2010”, diz o jornal. Pode ser que o PT, enfraquecido pela CPI da Petrobras, não tenha tanta margem de manobra diante do parceiro gigante. (Fonte UOL)//.
CPIBRASIL.COM(Comenta):
E pensar que, diante de tantos e tamanhos escândalos a 'turma do congresso' tivesse a mínima 'dose de simancol'. Que moral e ética que nada! "Êles" estão mesmo, é se lixando para a opinião pública. E quem tiver dúvidas, com certeza é doente mental.

Nenhum comentário: