segunda-feira, 18 de maio de 2009

VIDA ÚTIL DOS ELETROELTRÔNICOS

Ciclo de vida dos eletroeletrônicos:
A cidade de Salvador atingiu cerca de 3, 759 milhões de aparelhos celulares em operação em março deste ano. Segundo dados da Anatel, a capital baiana é a região que detém a maior quantidade de aparelhos por pessoa no país, atingindo um número de 114,8 telefones celulares para cada 100 moradores.
Com a diversidade de promoções oferecidas pelas operadoras de telefonia móvel, a busca pela redução na conta telefônica tem se tornado prioridade na vida dos soteropolitanos. Este fato tem levado o consumidor a adquirir mais de um aparelho, uma vez que os modelos que suportam mais de um chip ainda são muito caros. Devido ao surgimento de celulares com designs mais modernos e novas funcionalidades, os consumidores são tentados a adquirir novos aparelhos, fazendo com que os celulares mais antigos sejam descartados.
Para Ivan Cardoso, corretor de vida e previdência da Mongeral, o uso de três celulares é essencial para a execução das suas atividades profissionais. Segundo Ivan, com a variedade de promoções oferecidas pelas operadoras, é mais vantajoso ter um celular para cada uma delas. Ele ainda afirma que, com o avanço da tecnologia e o surgimento de celulares com novos recursos multimídias, este fato o influência a estar sempre adquirindo novos aparelhos.
Apesar de possuir um pequeno porte, as pilhas e baterias destes celulares são hoje um problema ambiental. Classificadas como resíduos perigosos e compostos por metais pesados altamente tóxicos e não-biodegradáveis – como o cádmio, chumbo e mercúrio – depois de utilizadas, a maioria é descartada e vai para aterros sanitários ou lixões a céu aberto.
A forma como são eliminadas e o conseqüente vazamento de seus componentes tóxicos contaminam o solo, os cursos d’água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna das regiões circunvizinhas. Através da cadeia alimentar, essas substâncias chegam, de forma acumulada, aos seres humanos.
De acordo com o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) na resolução (n° 257/99), é de responsabilidade das indústrias fabricantes darem um destino final às pilhas e baterias, direcionando postos de coletas nas cidades onde seu produto é comercializado. No entanto, nem todos os fabricantes possuem postos em nossa cidade para a coleta destas, sendo mais complicado para os usuários se locomoverem aos mais diversos postos para a devida seleção. Segundo Marcelo Furtado, coordenador de campanhas do Greenpeace Brasil, ele afirma que a norma é parcialmente cumprida, já que o volume de baterias produzidas é bem superior ao recolhido.
Algumas empresas realizam campanhas especiais para reciclagem de celulares, que é o caso da Motorola. A empresa possui um programa de preservação ambiental que é pioneiro no mercado brasileiro de telefonia. Em dez anos de existência, o Ecológico atingiu a marca de 280 toneladas de componentes eletrônicos já recolhidos para reciclagem. Somente em 2008, a companhia retirou 30 toneladas de material nos postos de coleta, instaladas nas 120 lojas do SAM (Serviço Autorizado Motorola) de todo o País, incluindo baterias de celulares e rádios, além de aparelhos e acessórios fora de uso. O descarte inadequado das baterias usadas pode trazer riscos ao meio ambiente, pois o processo de degradação do material pode levar anos.
Para expandir o seu programa e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem, a Motorola juntou-se ao Wal-Mart para implementar a coleta de baterias, pilhas e celulares na rede de hipermercados. Serão implementadas inicialmente em 14 lojas da rede em São Paulo, urnas específicas para este tipo de coleta, nas quais os clientes depositarão as baterias esgotadas, causando menos impacto ao meio ambiente. A idéia é que o número de urnas cresça com o passar do tempo, atingindo todo o país até o final do ano.
De acordo com Paulo Polesi, vice-presidente de proteção de ativos do Wal-Mart Brasil, a única solução para a correta destinação destes produtos é dar aos clientes a possibilidade de descartar, de maneira segura e prática, um resíduo de difícil descarte. A gestão de resíduos é um dos pilares do extenso programa de sustentabilidade do Wal-Mart. Ele fala também que as urnas que recolherão baterias, pilhas e celulares usados se juntarão às estações de reciclagem, que já recolhem plásticos, vidros, metais e papel.(Por Joel Costa/Estagiário)


Nenhum comentário: