quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A POLÊMICA DA NET x ELEIÇÃO.

No twitter, Fernando Gabeira propõe desobediência a restrições na internet.
- Contrário às restrições na web durante o período eleitoral, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) contestou, em seu twitter, a proposta de reforma eleitoral na internet. "Vamos brigar feio pela liberdade na internet nas eleições. Na derrota, o caminho é a orientação de Thoreau para leis estúpidas: desobedeça", escreveu. As mudanças nas regras eleitorais foram aprovadas nesta quarta-feira, em sessão conjunta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Ciência e Tecnologia, e encaminhadas ao plenário. Para o deputado, as "comissões do Senado desafiam decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que garante ser a internet território livre para a troca de ideias". O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), pediu que a votação da proposta de alteração não acontecesse nesta quarta-feira. O presidente da casa, José Sar ney (PMDB-AP), concordou com o pedido e anunciou o adiamento da votação para, em princípio, terça-feira. A proposta prevê a liberação da campanha por meio de blogs e os candidatos não serão obrigados a usar o domínio ".can.br", mas deverão registrar o site na Justiça Eleitoral. A regulamentação, porém, limita a cobertura jornalística nas eleições ao não permitir - assim como a regra em vigor para TVs e rádios - opiniões. "Esses meios [blogs] já servem de propaganda. Tem uma porção de pessoas que serão candidatas que já estão com blogs e twitter. É impossível blindar para que esses avanços tecnológicos não sejam usados pelas pessoas", avaliou a senadora Ideli Salvatti (PT-SC).
Emendas.
O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) - relator do projeto de lei na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) - já anunciou que deverá apresentar uma emenda de Plenário detalhando a utilizaçã o da rede mundial de computadores na campanha eleitoral de 2010. Ele argumenta que, sendo multimídia, a internet trabalha com várias modalidades de informação. O parlamentar quer que o que é texto obedeça às regras do jornal, o que é vídeo obedeça às regras da televisão, e o que é áudio obedeça às regras do rádio.Já o líder do PT, senador Aloizio Mercadante (PT-SP) informou que apresentará emenda em Plenário com o objetivo de impedir que a internet tenha o mesmo tratamento dado ao rádio e à TV para assegurar liberdade absoluta à rede.//(Fonte:IG)//.
CPI-BRASIL.COM(Comenário)//.
Pimenta nos olhos dos outros , é refresco! A atitude do Gabeira é popularesca. Os políticos sabem que nãopodem ir de encontro à Constituição. O direito de livre expressão, é sagrado. Sites, blogs, twitteres, facebboks, MSNs e o que mais existir, são propriedades particulares de cidadãos em qualquer parte do mundo. Os códigos Civil ePenal, existem para punir os excessos. Todo cidadão a partir dos 18 anos, é responsável pelos seus atos.Nos causa espécie, um político que se dizhonrado e respeitador das leis, incite públicamente seu desrespeito. Êste adiamento por parte de alguns, é jogo de cena. A possível emenda proposta pelo Mercadante, é babaquice. Continua se saber que rumo tomar. Em que direção seguir. Comecem sim, a priorizar os problemas sociais da nação , para o eleitor possa julgá-los e dicidir pela reeleição.

Um comentário:

angela disse...

Isso é muito chato.
abraços