quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O CAÓTICO TRÂNSITO DE SALVADOR.

O trânsito da terceira maior cidade do país já atinge mais de 630 mil veículos rodando nas ruas, equivalente a um veículo para cada habitante e o dobro do que era há dez anos. De acordo com pesquisa realizada pelo Detran, a frota de automóveis em Salvador cresce em média cinco mil novos carros por mês. A previsão é que até 2014, já existam 805 mil automóveis rodando nas ruas da cidade. Estes números são responsáveis por kilômetros de congestionamento nas avenidas de Salvador. Alguns pontos da cidade estão em situação ainda mais crítica. Na área do Iguatemi, passa diariamente 30% da frota de veículos particulares. O local também concentra diariamente 65% do tráfego de transportes da capital. Devido ao grande fluxo de automóveis na região, as filas de engarrafamento são inevitáveis, causando sérios transtornos para aqueles que trafegam pelo local. Outra região que sofre com os mesmos problemas é a Avenida Tancredo Neves, nas proximidades. Mesmo com a criação da quinta faixa no local, em obras realizadas em 2003 e 2004, não foi o suficiente pra solucionar o problema. Pela pista de rolamento, passam 400 ônibus/hora. Quantidade esta, que provoca lentidão no fluxo de veículos em horário de “pico”. Em outros pontos da cidade, o trânsito também é caótico. Algumas intervenções foram feitas na Avenida São Rafael, e outras ainda precisam ser feitas na região e adjascências. Constantes engarrafamentos verficam-se tambem, no bairro do Stiep, no Campus Universitário nos horários de entrada e saída dos alunos. “O local não tem estrutura suficiente para suportar uma faculdade. Esperamos que a expansão da instituição consista na construção de novos estacionamentos internos para minimizar o problema”, comenta Guiomar Ferreira de Oliveira, estudante do curso de Publicidade e Propaganda. De acordo com Valdomiro Junio, assessor de imprensa da SETIN (Secretaria de Transportes Urbanos e Infraestrutura), 'a solução é investir em transporte público, garantindo um serviço eficiente para a população'. O orgão está trabalhando na elaboração de projeto executivo da Rede Integrada de Corredores de Transportes de Salvador (RIT), que contempla intervenções macros nos próximos cinco anos”.
O projeto consiste em uma nova arquitetura do sistema, tendo como principal fator, a integração trem-ônibus-metrô e a implantação dos corredores exclusivos de ônibus. Vai abranger um total de 120 quilômetros de vias, dos quais, 38 quilômetros serão de corredores exclusivos para ônibus e o restante, com outras intervenções estudadas caso a caso, que vão desde o alargamento da via a implantação de nova sinalização, voltadas para dar maior fluidez ao tráfego. Exemplos: Pinto de Aguiar (alargamento), Silveira Martins (sinalização). Até o momento, três corredores já estão definidos: Aeroporto-Estação da Lapa, passando pela Paralela; Antônio Carlos Magalhães; Vasco da Gama; Barros Reis-Pituba e San Martin-Subúrbio. Serão disponibilizados ônibus articulados com capacidade de 100 passageiros, e os biarticulados (sanfonas), que comportam 160 passageiros, substituindo os atuais que têm capacidade em torno de 60 passageiros. Segundo o engenheiro Armando Freire Branco, especialista em planejamento de transporte, só será possível manter a sustentabilidade no trânsito substituindo a matriz de transporte atual. Porém as superfícies da cidade ainda continuarão com problemas de congestionamento. Para ele, o rodízio de veículos não irá resolver o problema do tráfego da cidade. Faz-se necessário a existência da consciência ambiental coletiva vol
tada ao trânsito. “Serão os problemas ambientais que irão ‘domar’ o tráfego nas cidades. Quando as pessoas se sentirem prejudicadas em relação à saúde, [...] ai é que as autoridades deverão adotar medidas mais rigorosas”. Ele conclui dizendo que não vê alternativas para solucionar o problema do congestionamento do trânsito de Salvador.//(Por Joel Costa/Repórter)//.





Um comentário:

angela disse...

Quando os especialistas se dizem incapazes de solucionar os problemas estamos mal, ou deixamos os problemas nos engolirem ou trocamos de especialistas.
Vale tentar soluções.
abraços