segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O DESPREPARO DO GOVERNO!

Trabalhadores sem formação formal receberão certificado do governo:
O governo vai dar certificado de qualidade e de formação para trabalhadores que não passaram pelo banco dos colégios técnicos. A proposta, publicada hoje no Diário Oficial, é avaliar o saber adquirido de costureiras, pedreiros, cozinheiras, garçons e tantas outras carreiras ocupadas por pessoas de baixo poder aquisitivo e baixa formação. Segundo a portaria que cria a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Rede Certific), os trabalhadores serão avaliados pelos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. Se estiverem aptos a exercer a tarefa, receberão o certificado. Os ministérios de Educação e de Trabalho querem aproveitar a ida do trabalhador ao instituto para atraí-lo para o sistema de ensino e elevar a escolaridade formal. "É uma ação que traz a inclusão social de pessoas que hoje são deixadas fora do mercado formal de trabalho", esclarece Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional e tecnológica do MEC. O programa também atuará na oferta de cursos de formação inicial para os trabalhadores, integrando a educação básica com o aprendizado técnico em áreas como construção civil, metal-mecânica, gastronomia e turismo, entre outros. Quatro institutos federais, de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Mato Grosso, já deram início ao projeto piloto, firmando parcerias com as prefeituras das cidades participantes. Entretanto, a intenção é que todos os 38 institutos federais ofereçam o programa. A formatação dos cursos e dos exames de avaliação levará em conta as necessidades e as exigências do mercado.//(Fonte:Èrika Glingl/IG)//.
CPI-BRASIL.COM(Comentário):
O governo continua metendo os pés pelas mãos. Como exigir formação técnica, se adimite fornecer certificado, sem a devida formação. Que moral terá dorante para exigir o que quer que seja. Como aqdquirir a confiabilidade e o respeito do trabalhador? Onde está a moral e a ética que tanto o presidente diz ter? Com certeza, estará nos porões brasilienses, nas caladas da noite,ou no escurinho do apagão.

2 comentários:

angela disse...

Penso que o desejo deles é acabar com a escolaridade formal, ningupen precisa de diploma para nada, aí ficamos todos iguais.

Loucuras disse...

E como se vão sentir todos aqueles que com mérito andaram largos anos a estudar?? E que ainda estudam, porque o diploma não é garante de nada, há apostar na formação ao longo da vida...

Decisões contrversas... e nós a pensar que só aqui em Portugal havia destas ideias brilhantes...