terça-feira, 29 de dezembro de 2009

NÃO É BEM ASSIM?

25 anos de democracia:
A avalanche de escândalos recentes dá a impressão de que as coisas só pioram na política. Não é bem assim. O Brasil completa em 2010 seu 25º ano de democracia plena, iniciada com a eleição da chapa de Tancredo Neves (presidente) e José Sarney (vice) depois de 21 anos de ditadura militar. É fácil lembrar o que deu errado de lá para cá. Escândalo da ferrovia Norte-Sul e hiperinflação no governo Sarney. O impeachment de Fernando Collor. Os casos da compra de votos e de manipulação do leilão da Telebrás durante os anos FHC. O mensalão sob Lula. Em 2009, houve a lista sem fim de imposturas no Congresso, indo do deputado do castelo às verbas indenizatórias, dos atos secretos no Senado à farra das passagens aéreas. Sem contar o escândalo final em Brasília, o mais imagético de todos -com panetones e vídeos mostrando dinheiro nas meias, na cueca e até uma oração da propina. Mas a pergunta a ser feita é: esses crimes passaram a existir só durante a democracia ou já eram praticados antes e ninguém tomava conhecimento? Difícil responder, embora um fato seja irrefutável: a transparência agora é maior.
O exemplo mais evidente é o Congresso (sobretudo a Câmara), o mais aberto Poder da República. Sabe-se quanto cada deputado gasta com gasolina, viagens e restaurante. Nada era conhecido em anos passados. É claro ainda faltam instrumentos de controle à disposição da sociedade. Pouco se sabe do Judiciário e do Ministério Público. Cidades e Estados são instâncias opacas. O país não tem uma lei de acesso a informações públicas. Mas o saldo tem sido positivo.
Outros escândalos virão conforme a democracia for se aperfeiçoando.//.(Fonte:Folha/Fernando Rodrigues)//.
CPI-BRASIL.COM(Comentário):
Há controvérsias. E até quando a impunidade vai imperar? A prática da corrupção, os desmandos, a marginalidade e os desrespeitos às leis, ocorrem pela certeza da impunidade. A fidelidade ou infidelidade partidária continua a meio-mastro. O que ontem foi lei, hoje deixa de sê-lo. E amanhã, só DEUS sabe!.

3 comentários:

Laguardia disse...

O fato de já existir corrupção antes, durante ou depois do regime militar não significa que devemos aceita-la como normal. O combate a este cancer deve ser implacável e passa por remover do poder o governo mais corrupto de nossa história.

Nunca antes neste país se viu tanta corrupção

Hod disse...

Olá Roy,
Os dutosfeses não foram bem feitos, e realmente tem muita gente trabalhando.. Tipo o Hornalismo investigativo.
O que se pode esperar de povos que em prol de seus interesses elegeram as Gurras Santas.
Ora se um Guerra poder ser chamada de santa, do que chamaremos o que é profano?
Isso é o que foi exportado do Velho e Arcaico Mundo, para estas terras dos Tupiniquins. Eita democrácia burra!!!

No ãmbito pessoal.. Se o que foi planejado no inicio de 2009 não aconteceu, continuamos com fé colocando a Vida para Rodar. Se aconteceu comemoramos com a sonoridade e muita alegria..
Tim..Tim..
AGora é pular as ondinhas e correr para o abraço em 2010....

Alôha com infinitas bençãos!!!

Forte abraço, Feliz 2010.

Hod.

TRIBUNA-BRASIL.COM disse...

O único direito que temos é o de ser-mos descaradamente ROUBADOA. ( O INDIGNADO)