terça-feira, 1 de setembro de 2009

O "PINÓCCHIO" NA INTERNET!

"Blog do Planalto" não é do Planalto nem é blog.
Estreou, finalmente, o Blog do Planalto, aquele que seria o canal de comunicação direta do presidente com a sociedade. Seria, caro internauta, seria... O Blog do Planalto não é de autoria do presidente.
Está lá, no próprio "Blog", com todas as letras:
O Blog do Planalto é do Presidente da República? Não, o Blog do Planalto é um canal de comunicação da Presidência da República com a sociedade.
Por "Presidência da República" entenda-se uma equipe que cuida da "imagem" e de empacotar a "opinião" do presidente.
Tem mais: o Blog do Planalto não é, acredite, um blog! Afinal, o que é um blog? É um site onde o autor se expressa de forma direta e em contato e confronto permanente com os comentários dos visitantes. Exatamente como acontece agora, nesse post, no "Blog do Tas" ou em qualquer outro blog.
No Blog do Planalto, além do presidente não se expressar diretamente com a gente, a equipe responsável pelo blog também não ouve. Lá está também, com todas as letras, essa informação:
O Blog do Planalto terá área para comentários?
Não. A princípio, o Blog do Planalto não terá área de comentários. Há dificuldades práticas para administrar essa interatividade. Que "dificuldades práticas" serão essas de administrar a "atividade" de ouvir a nação? Será a dificuldade de aguentar a nossa opinião sobre a aliança de Lula com José Sarney, por exemplo? Equipe para isso, o Blog do Planalto tem: são seis profissionais exclusivos só para atualizar o blog. Estou na atividade solitária de administrar o "BLog do Tas" há seis anos. Tenho convicção que, com seis profissionais e um software relativamente simples e gratuito, seria possível dar conta do recado de moderar os comentários dos internautas para que o Blog do Planalto se tornasse realmente um blog. Sendo um canal controlador, de mão única, temo que o destino do "Blog do Planalto", iniciativa elogiável, possa ser virar mais um dos muitos canais de comunicação "oficial", chapa branca, do governo e se juntar à Radiobrás (que faz bem esse papel, diga-se), a TV Brasil (teoricamente uma TV pública, que não deveria ter esse papel), o Diário Oficial, a EBC, a NBR... sem contar os veículos próprios particulares- rádios e TVs- que estão nas mãos de políticos (o que, segundo a constituição federal em vigor, é ilegal, diga-se). Ao invés de pluralidade, múltiplos canais e vozes, vejo que o estado brasileiro- Executivo, Legislativo e Judiciário- caminham, infelizmente, de marcha à ré para o velho curral eleitoral analógico mão única de sempre. O "Blog do Planalto" poderia ser um passo histórico e importante na relação do poder executivo com a sociedade. Sua mera publicação gerou tanto tráfego na internet que chegou a tirá-lo do ar nas primeiras horas de vida dele. A socidade tem interesse na transparência do diálogo com o chefe da nação, por isso merecia ser tratada com mais respeito e atenção. O que não está acontecendo no momento com o "Blog do Planalto", infelizmente.








Foto: presidente Lula e o ministro Franklin Martins, com a equipe sob seu comando no "Blog do Planalto".


(Fonte:Blog do Marcelo Tas)//.
CPI-BRASIL.COM(Comentário):
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!! (com todo o respeito aos leitores).

4 comentários:

angela disse...

rir pra não chorar. òtima materia.
abraços

Mariamaura disse...

Roy,
adorei essse BLOG tanto quanto o outro, e amei de verdade, vc é um Brasileiro defensor, no Palácio do Planalto e na net está cheio de Pinóquios, infelizmente é a realidade do Brasil.
Parabéns pelos BLOGS, estou contigo.
Um abraço
Maura

Mah disse...

Obrigada por me seguir. Tb te sigo, lógico! Como poderia perder de vista um blog tá legal?
Abraço.

Anônimo disse...

Sempre uma boa informação!
ah! você ainda se espanta com as peripercias do P T