quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CUIDANDO dos: "PC" e 'LAPTOP"!

Mantenha seu computador limpo como novo:
Por Geek.com.br .
Nada como um computador novo. Ele chega da loja brilhando, tudo impecável e limpinho. Mas o tempo vai passando, o que era branco vai virando cinza, o que era limpo, engordurado e pronto. A porcaria está formada.
Em dispositivos portáteis o problema parece ser ainda maior: a versatilidade destes aparelhos significa levar o aparelho para a cozinha na hora de testar uma nova receita, para a sala na hora de trabalho, para o quarto na hora de descanso e, por vezes, até para o banheiro, na hora daquela leitura solitária. Por mais cuidado que se tome, é inevitável: uma hora ele precisará de uma faxina.
Mas, não se desespere! Por mais encardido que o seu computador tenha ficado, é possível deixá-lo brilhando como novo, sem muito esforço.
Antes de tudo: guarde o álcool e todos os outros produtos de limpeza que você pegou. Produtos para limpeza pesada podem condenar de uma vez por todas os seus aparelhos. Muna-se com um estoque de panos de limpeza e flanelas novas e secas.
São muitas as empresas que oferecem, atualmente, produtos destinados à limpeza de computadores. Contudo, além de panos, outro produto pode ser um ótimo aliado:
aqueles lenços umedecidos. Além de dar conta da sujeira de bumbum de nenê, são belos companheiros para um computador mais limpinho.
Arrume uma mesa e, antes de começar a faxina, primeiro limpe sua superfície. Passe um pano seco para retirar toda poeira do local, caso contrário cabelos, fiapos e outros inimigos da limpeza podem atrapalhar sua tarefa.
Mesa limpa, pronta para receber o aparelho a ser limpo, desligue o equipamento. Se for um computador, remova todos os cabos. Se for um notebook, lembre-se também de retirar a bateria, para não correr o risco de tomar choques ou danificar o equipamento.
Marcas de dedo na tela:
Monitores sofrem com as marcas de dedo, mas o problema é ainda maior para smartphones e laptops. O manuseio desses dispositivos é fatal para a tela, que em pouco tempo apresenta mais impressões digitais que corrimão da escadaria do metrô da Sé.
Tenha em mente que existem dois tipos de monitores: os mais antigos, de tubo, chamados de CRT; e os mais novos, fininhos, chamados de LCD. Por possuir um vidro protetor, o monitor CRT precisa de menos cuidados, mas o monitor LCD utiliza finas camadas de proteção.
Para aliviar a pressão em sua limpeza, deite o monitor sobre a mesa.
Primeiro, passe um pano seco sobre o monitor, a fim de tirar o pó antes. Se você optou por um produto de limpeza específico para limpeza de telas, a dica principal é não aplicar o produto diretamente na tela, para evitar manchas. Aplique-o em um pano limpo e passe em movimentos contínuos sobre a tela.
Caso você queira fazer a limpeza sem produtos específicos, utilize um pano umedecido com água (pouca água, encharcar o pano vai danificar seu aparelho).
Depois de limpo, com pano umedecido ou produto específico para telas, passe uma parte seca e limpa do pano, secando por completo o dispositivo.
Teclas grudentas :
A gordura dos dedos, os restos de biscoito e lanchinhos da tarde contribuem para transformar o teclado no item mais nojento e sujo de um computador usado com frequência.
Apesar de trabalhoso, o processo é simples. Com um lenço umedecido ou um pedaço de papel higiênico levemente umedecido, retire a sujeira das teclas uma a uma. Seja paciente. E lembre-se de que umedecido não é encharcado, a menos que você queira dar um fim ao seu teclado.
E não use nada abrasivo, caso contrário as letrinhas do seu teclado podem se apagar definitivamente.
Cases e gabinetes imundos :
Não apenas as telas e teclados sofrem com a sujeira. Os cases dos laptops e os gabinetes dos computadores também saem prejudicados. Felizmente são partes que exigem menos cuidados e podem ser limpas mais rapidamente.
Em gabinetes de computadores de mesa praticamente todas as alternativas são válidas. Um pano umedecido com uma solução de um pouquinho de sabão e água pode fazer maravilhas.
Tome cuidado com os vãos e com a frente do gabinete, para evitar que qualquer líquido entre no aparelho.
Em laptops, você pode utilizar lenços umedecidos. Retire um do pote e dobre-o. Espere alguns segundos para que a umidade evapore e então passe o lenço em movimentos circulares sobre a superfície suja.
Atenção: você pode até usar álcool, mas evite usar o álcool comum. Quando o assunto é equipamento eletrônico,
a melhor solução a ser utilizada é a de álcool isopropílico (ou isopropanol), que contém menos de 1% de água em sua composição.
Uma vez limpo, seque com papel higiênico macio.
Os cabos esquecidos:
Enquanto o mundo não se livra de vez dos cabos, eles também precisam ser limpos. Mas a boa notícia é que aqui realmente vale tudo. Estes componentes são emborrachados, então você pode usar esponja, sabão em pasta e até o temido Veja, proibido na limpeza de qualquer eletrônico.
Mantenha a limpeza:
A poeira é um vilão indestrutível. Seus aparelhos vão ficar sujos, não importa o que você faça ou quanto você queira que fiquem limpos. Porém, há muito a ser feito para manter a limpeza por mais tempo.
A poeira não precisa se acumular a ponto de cobrir sua máquina.
Passe um pano limpo regularmente sobre sua máquina, e leve sempre uma flanelinha limpa na mochila, como companhia de seu laptop. Depois do uso, passe o paninho sobre o aparelho.
A gordura no aparelho é mais simples de evitar. Lave as mãos antes de usar o computador. Evite tocar a tela e, principalmente, comer em frente ao aparelho ou levá-lo para a cozinha, mesmo que a tentação seja grande.
É uma boa manter a mesa em que usa o aparelho sempre limpa. E lembre-se de que mesmo que externa, a sujeira pode entrar nos dispositivos e causar um problema ainda maior, danificando componentes internos.
Produtos de limpeza específicos:
Diversas opções estão disponíveis para auxiliar na limpeza de computadores. Os mais comuns são sprays para a limpeza de monitores LCD. Dentre eles se destaca o iClean, um produto de preço um pouco mais elevado, mas que acompanha uma toalhinha de microfibra para deixar o monitor brilhando.
Opções mais baratas existem aos montes. Para os mais corajosos, ou os audazes testadores, existem ainda pastas genéricas. No centro do Rio de Janeiro, por exemplo, adquirimos uma pasta capaz de deixar o piso da calçada do Saara branquinho, branquinho, por alguns poucos reais. O potão da "UltraTek. Em nossos testes, a pasta deixou o gabinete do computador com aparência invejável//.(Fonte:YAHOO)//. (Por Everaldo Vevéu)//.

2 comentários:

angela disse...

Adorei as dicas.
abraços

Norma Villares disse...

Essa informação é utilitária. Amei. Abraços