quarta-feira, 28 de outubro de 2009

POSSÍVEL PEDIATRA, MAS PEDÓFILO?

Há poucos dias, o noticiário soteropolitano veiculou o caso do estandante de medicina (pediatria), de classe média, com o conhecimento de seus pais, envolvidos com crianças entre 8/13 anos. O CPI-BRASIL.COM realizou entrevista com a psicóloga paulista Dra. Ângela Arruda:
CPIBRASIL: O que são disturbios Mentais?
A.A.: À grosso modo podemos dizer que transtornos mentais, disturbios mentais e doença mental, são sinônimos. Transtorno ou disturbios surgem para substituir a palavra doença, uma vez que, não se conhecem, claramente os mecanismos envolvidos e suas causas.
CPIBRASIL : Quais as causas?.
A.A.:O Transtorno mental é multideterminado. Pode ter causas psiquicas, sociais e organicas.
CPIBRFASIL: O que é transtorno mental?
A.A: Vou utilizar a definição da Organização Mundial da Saúde. Os transtornos mentais são condições clinicamente significativas, caracterizadas por alterações do modo de pensar e do humor ou por comportamentos associados com angústia pessoal e/ou deterioração do funcionamento intelectual.
CPIBRASIL: Como identifica-los?
A.A.: Esta ideia de transtorno mental traz um conjunto de sintomas para classificar cada um deles, ou seja: as alterações que se afastem da norma e que causem sofrimento psiquico e, problemas na condução da própria vida. São facilmente identificados quando são muito diferentes, absurdos, ou às vezes bizarro; quando não são evidentes, precisamos da colaboração da pessoa e da sua vontade em modificar algo em si ou, por sofrimento psiquico,vida desestruturada, etc ou, por ter contradições morais com algumns desejos seus. Quando não são evidentes nem falados, só serão percebidos por uma observação apurada e treinada e, as vezes nem com isso; restando apenas quando são surpreendidos em algum ato considerado "anormal".Uso as aspas, por que o conceito de normal varia com a cultura e com o momento histórico.
CPIBRASIL: Existe tratamento?
A.A.: Existe para muitos transtornos e com bons resultados. Depende da aceitação do paciente, do suporte familiar, etc.
CPIBRASIL: Quais?
A.A.: Um transtorno, muitas vezes exige uma abordagem ampla que combine medicamentos,psicoterapias, muitas vezes terapia familiar e nos casos mais graves um trabalho de reincersão social. Hoje em dia se sabe que somente remedios não são suficientes. Somente psicoterapias nem sempre são suficientes além de serem demoradas para amenizarem o sofrimento. Cada caso deve ser estudado com cuidado e a terapeutica pensada de acordo com ele.
CPIBRASIL: O que é Pedofilia?
A.A.: A pedofilia é um transtorno de personalidade em que a preferência sexual tem como objeto de escolha, as crianças: sejam meninos ou meninas em geral pré-púberes ou, no início da puberdade. As escolhidas teem, geralmente, 13 anos de idade ou menos. O indivíduo com pedofilia deve ter 16 anos ou mais e ser pelo menos cinco anos mais velho que a criança, conforme os critérios estabelecidos pelo DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), a classificação dos transtornos mentais feita pela Associação Americana de Psiquiatria. A pedofilia faz parte dos transtornos de sexualidade chamados 'Parafilias' e que fazem parte, o exibicionismo, o voeirismo, o sadismo, o masoquismo, o fetichismo, etc. São considerados patologicos quando algum dos individuos não sabe ou não tem condições de avaliar ao que esta sendo submetido e ai sempre cabe ações legais. Quando se tem o consentimento e a clareza de julgamento de ambos será considerado patologico se acarretar sofrimento psiquico e prejuizo social e ai é o individuo que procura o tratamento. No caso especifico da pedofilia, como definido acima, sempre cabe ações legais pois considera-se que a criança não tem condições de avaliar as consequencias de seus atos, nisto a prostituição infantil é um serio caso de policia, muitas vezes relegado e ignorado pelas autoridades e outros adultos proxímos (pais, vizinhos, etc). A principal razão do ódio que estas praticas despertam é devido ao não consentimento e na maioria das vezes da ignorancia em que um dos participantes se encontra. Por exemplo: mostrar-se, exibir-se para alguem é muito diferente de ser espionado no banheiro. Normalmente considera-se como sem-vergonhice atitudes que decorrem de impulsos que na maioria das vezes se impõem com força determinante. São pessoas de desenvolvimento psiquico "incompleto", permanecem com alguns aspectos da personalidade infantizados e por isso mesmo agem escondido e com poucas forças para bloquearem seus desejos.
Importante resaltar que muitas das praticas sexuais, não são consideradas transtornos se fizerem parte do contato com outro adulto sabedor e que esteja de acordo com ela.//./
CPI-BRASIL.COM(Comentário):
Por tratar-se de assunto polêmico, esperamos coma matéria acima exclarecer-mos algumas dúvidas ao passo em que, agradecemos a gentileza e grande colaboração nos dada pela Psicóloga Àngela Arruda.

5 comentários:

Claire disse...

obrigada por seguir meu blog! beijos

Roséli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CPI Brasil (Roy Lacerda/Editor) disse...

Olá ROSÉLI, temos absoluta certeza que está fazendo alguma confusão ou, não entendestes a menssagem do texto. Mesmo assim, obrigado p/ visita. Abrçs. Roy Lacerda.

Marize Camara disse...

Obrigada por seguir meu Blog e pelo comentário.
Aqui tem que vir com calma, muita coisa para ler.
Certamente opiniões devem divergir, como em qualquer assunto, afinal pensamentos são diversificados.
Contudo, parabéns pela expressão divulgada.
Voltarei sempre que puder para ler.
Abraços

Marize Camara disse...

Em tempo: Coloquei o banner do seu blog em minhas parcerias, espero que não se importe e se quiser pegar o meu banner também, agradeço.

Abraços