terça-feira, 8 de dezembro de 2009

RESPOSTA AO SENHOR MARCO PAULO(leitor)

terça-feira, 8 de dezembro de 2009.
BLOG CPI BRASIL REFLETINDO SOBRE UMA VERDADE INCONTESTÁVEL
Conheci o Blog CPI Brasil através do VejaBlog, e fiquei encantada com o mesmo. Quero compartilhar aqui com meus leitores um texto que encontrei lá, intitulado "VERDADE INCONTESTÁVEL" que retrata de algo que verdadeiramente me preocupa: a "imaginária" evolução do ensino brasileiro. Como minha formação é pedagogia, e como sou mãe de três lindos filhos, me preocupo com o futuro dessa nação, tão rica em noções de cidadania mas cada dia mais pobres de conhecimentos científicos. É o lance de "um finge que ensina, e o outro finge que aprende"...
VERDADE INCONTESTÁVEL :
A Evolução do Ensino:
"Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia... havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas.. Tinha-se respeito pelos pais, tios, avós, pelas pessoas mais velhas/experientes... cultivava-se a família e os amigos eram verdadeiros. Hoje as crianças e os adolescentes primeiramente tem que saber o que é cidadania na ótica comunista, sexo seguro com todos os apetrechos eróticos que tem direito, igualdade racial, social, etc, português, matemática e geografia ficaram em segundo plano diante da sociologia e da filosofia.
Quanta diferença!
Relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58.
Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para
evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina
registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e
ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de
venda ou R$ 80,00.
Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
7. Em 2010 vai ser assim:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
Se você é negro, pardo ou indígena não precisa responder, já está aprovado.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00//. "
Aproveito o ensejo para parabenizar a toda a equipe do CPI Brasil, e recomendar aos que acompanham o Blog Saboeiro Existe que conheçam também o CPI Brasil, que retrata de forma "deliciosa" a realidade do Brasil.
Postado por Aécia Leal - Soltando o verbo.... às 16:22 Comentários Links para esta postagem//.
CPI-BRASIL.COM(Comentário):
Publicamos o texto acima em resposta ao senhor MARCO PAULO e seu comentário 'jocoso'. Perguntamos: E agora, caro Senhor?

6 comentários:

angela disse...

Estão com tudo. Parabéns! Este é o resultado de um trabalho honesto.
abraços

Laguardia disse...

Este post é uma triste relidade sobre a qualidade de ensino no Brasil. Como poderemos chegar a ser um país desenvolvido desta forma?

Trabalho com recrutamento e seleção de pessoal e me entristece ver que os ditos profissionais que estão se graduando de nossas universidades e escolas técnicas nada sabem. Esta se tornando cada dia mais difícil se encontrar profissionais que saibam alguma coisa. As empresas estão tendo que complementar o ensino aumentando assim os seus custos.

É uma tragédia o que está acontecendo no Brasil

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Este tema é polêmico. Os anos passam e o problema continua. A educação é primordial Sem ela, pouco podemos contribuir para o desenvolvimento do país como um todo.
Roy, o seu blog é instigante. É preciso colocar as coisas como elas são de fato, sem rodeios. Parabéns.
Beijos.

CPI Brasil (Roy Lacerda/Editor) disse...

Ma. José, agradecemos as palavras e seu contentamento com as matérias. O CPI-BRASIL.COM é composto de uma equipe que O Roy Lacerda integra,sendo tb revisor e editor.Tem seu próprio site:Momentobrasilcom.com. Abrçs da EQUIPE.

Vera (Deficiente Ciente) disse...

Não há uma preocupação do governo, no sentido de investir na formação inicial e continuada dos professores e na valorização dos mesmos. Pelo contrário, quanto maior o número de pessoas alienadas, melhor será para o governo, pois é mais fácil de controlar e manipular.
Então, porque pensar em investimentos na educação, se tudo pode continuar do jeito que está.
Sem o apoio do governo, para ser um bom professor de escola pública nesse país, é preciso ter muita vocação, amar a profissão e saber que no final do mês o salário é baixíssimo.

Abraços para todos!
Vera

Aécia Leal- Soltando o verbo disse...

Em 2001 eu já buscava inspiração no livro de Hamilton Verneck, "Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo", para tecer uma crítica ao Sistema de Ensino Brasileiro. O que mais intriga é que os discursos são em cima do que deveríamos ter, mas não temos: uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, mas uma qualidade real, não figurada e mascarada. Quanto mais os discursos dizem que estamos exercendo o nosso direito de cidadania, mas nos tornamos escravos de um sistema hipócrita e mutilante, pois sem conhecimentos científicos jamais exerceremos, de fato, a tão referenciada cidadania. Saímos da escravatura dos troncos e das cenzalas e estamos caindo, cada dia mais, na escravatura das falsas ideologias e da desigualdade social. O falso idealismo de cidadania que vigora, sem caminhar juntos com os saberes científicos, só contribuem para, como mencionaram aí, para a "alienação" do povo, poruqe ao Sistema não interessa pessoas cultas.

Um abraço e um Feliz Natal a todos!

Aécia Leal
(Blog Saboeiro Existe)